domingo, 8 de janeiro de 2012

Comprei o Livro "O Pequeno Príncipe" de Saint-Exupéry para minhas filhas. Quando eu era criança, li este livro apenas uma vez, mas ainda me lembro de algumas passagens. Ontem li algumas páginas para as meninas, que não demonstraram muito interesse, exceto pelas aquarelas do autor (Eu consegui um exemplar com aquarelas do próprio autor, lindas, lindas!!!). Talvez o texto seja muito denso para crianças de 2 e 4 anos de idade. O fato é que eu poderia ter utilizado uma linguagem infantil, uma espécie de tradução durante a leitura, mas não o fiz, pois me compenetrei demais na leitura. Esta noite farei uma nova tentativa, desta vez, contando a história de um modo mais infantil. Não posso deixar de mencionar a dedicatória de Exuspéry, uma das mais belas que já li:

" A Léon Werth

Peço perdão às crianças por dedicar este livro a uma pessoa grande. Tenho um bom motivo: esta pessoa grande é o melhor amigo que possuo. Tenho um outro motivo: essa pessoa grande é capaz de compreender todas as coisas, até mesmo os livros de criança. Tenho ainda um terceiro motivo: essa pessoa grande mora na França e tem fome e frio. Ela precisa de consolo. Se todos esses motivos não bastam, eu dedico então este livro à criança que essa pessoa grande já foi. Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso. Corrijo, portanto a dedicatória:

A Léon Werth
quando ele era criança"

Um comentário:

  1. Oi amiga, eu amo este livro ... amo o Exupery, que para mim é também uma pessoa grande que não esqueceu de seu tempo de criança, pois apesar de ser mesmo um livro com passagens e liguagens difíceis das crianças entenderem ... as estórias que nele constam são tão inocentemente lindas e encantadoras como poucos autores são capazes de transmitir. Beijo , Tati Capille

    ResponderExcluir